segunda-feira, março 13, 2006

Sexo é esporte?

Segundo a música que a Rita Lee canta Sexo é esporte e o amor um livro. Levando isso ao pé da letra talvez eu mudasse minhas preferências quanto à literatura e esportes, talvez não. Porém, sexo é esporte? Poderíamos colocar na listinha de esportes do orkut sexo sem parecermos depravados? Esporte: sexo (preencha a lacuna) vezes semanais. Sexo é esporte, vício, troca de energia, troca de afeto, prova de amor, todas as alternativas anteriores, nenhuma das alternativas anteriores? Quando é uma coisa e quando é outra? Amor interfere necessariamente no sexo ou apenas é uma desculpa para o pecado sem crise de consciência? Para fazer amor é necessário amor? E quando existe amor necessariamente se consegue fazer amor ou é possível só transar? No texto que deu origem a música é dito que sexo vem de sempre (o que me parece impossível de contestar) e que o amor “foi inventado pelos poetas provençais do século XII e, depois, relançado pelo cinema americano da moral cristã.”. Será que o amor é realmente inventado como, também, já disse Cazuza? Sei lá, mas me parece que se o amor fosse invenção poderíamos escolher quem inventaríamos de amar e a impossibilidade de escolher a quem amar tem sido uma queixa recorrente que ouço. Ou o amor não é inventado ou o inconsciente que inventa e este é, em grande parte da humanidade, masoquista. O que não deixa de ser uma possibilidade. Se bem que acho que se o amor é inventado todos são masoquistas, pois existe uma pessoa no mundo que nunca sofreu por amor? Ao menos um sofrimentozinho, que seja, acho que todos já tiveram. Na música diz que amor sem sexo é amizade. E quanto às amizades coloridas? Essas teriam amor e sexo e mesmo assim seriam amizades? O que diferenciaria, então, a amizade colorida do namoro? A fidelidade? Então à amizade colorida dos anos oitenta e os relacionamentos abertos atuais são a mesma coisa com nome diferente? O namoro seria uma amizade colorida monogâmica? Talvez seja isso, talvez, talvez depende. Talvez nenhuma destas questões possa ser respondida, talvez algumas possam. Talvez eu esteja ficando louca escrevendo sobre um tema absurdo e que, em nada, ajuda a resolver os problemas sociais. Sei lá, apesar de ser uma boba romântica, achei interessante uma frase que encontrei no texto do Jabor:

“O amor vive da impossibilidade - nunca é totalmente satisfatório. O sexo pode ser, dependendo da posição adotada.”

2 Comments:

Blogger luís felipe said...

não só é esporte como é um esporte olímpico.

15/3/06 14:09  
Blogger Cristiano Muniz said...

eu não gosto do jabor, acho ele muito abobadinho...

mas gostei da tua digressão a respeito do sexo. uma vez, no meu perfil pessoal do orkut, naquela parte 'five things you can't live without', uma dessas coisas era 'sexo [nem que seja comigo mesmo]'. aí uma guria leu isso e achou de mau gosto, então resolvi tirar... mas pq seria de mau gosto?

23/3/06 06:23  

Postar um comentário

<< Home